Foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 26/03, a Audiência Pública “Direitos das Pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista”, organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Inclusão Social da Câmara Municipal.
A Audiência Pública foi aberta pelo Presidente da Câmara, Alan Senciatti, que agradeceu a presença de todos e parabenizou a Comissão pela importante iniciativa de viabilizar uma discussão popular deste tema, presente em muitas famílias e que precisa de total atenção do Poder Público, e, nesse sentido, colocando a Câmara Municipal sempre à disposição da população.
Em seguida, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Inclusão Social, Danilo Vicente Oliveira da Silva, abriu os debates explicando o histórico das ações que antecederam e resultaram no chamamento desta Audiência Pública, destacando a reunião realizada em 06/03/2025 com mães de autistas nesta Câmara Municipal, a pedido da munícipe Gisele Nascimento Oliveira, relatando as principais demandas trazidas pelas mães naquela oportunidade. Os Vereadores Célio de Melo e Camila Camargo, respectivamente relator e membro da Comissão, também trouxeram mais informações para fundamentar as discussões.
Estiveram presentes, compondo a Mesa de Honra, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Mello; o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Lucas Barros; o Secretário Municipal de Relações Institucionais, Romano Oliveira; a Secretária Municipal de Saúde, Andrea Milani, acompanhada do Dr. Lucas Wasilewski; a Diretora do CAMP, Rafaela Guimarães e a assessora Iara Macedo, representando o Secretário Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Gilberto Tobias. Também compareceram os Vereadores Neto Tallarico, Magali Ribeiro, Rafael do Abner e Silvia Cecap.
Com a presença de representantes de Entidades, Conselhos Municipais e público em geral, que ocuparam o auditório do Plenário, houve também um grande número de pessoas acompanhando a transmissão ao vivo pelo Facebook. No total, foram 3 horas de debates das sugestões e solicitações que haviam sido enviadas antecipadamente pelo formulário disponibilizado no site da Câmara, que foram comentadas pelo público e vereadores, contando ainda com os esclarecimentos feitos pelos Secretários Municipais presentes.
As sugestões e solicitações registradas na Audiência Pública serão agora encaminhadas pela Comissão de Direitos Humanos e Inclusão Social, por e-mail, às Secretarias Municipais correspondentes.
Você assistir à íntegra da Audiência Pública pelo link https://www.youtube.com/watch?v=y_N0TU638Jk