CAMILA C. CAMARGO PEREIRA DA SILVEIRA

NOME PÚBLICO (PARTIDO): CAMILA CAMARGO (PP)

NOME COMPLETO: CAMILA CRISTINA CAMARGO PEREIRA DA SILVEIRA

VOTAÇÃO EM 2024: 1.172 votos

COMISSÃO(ÕES) QUE PARTICIPA:  Relatora da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social / membro da Comissão de Direitos Humanos e Inclusão Social

MANDATOS ANTERIORES: 2021-2024

Presidenta da Câmara Municipal no Biênio 2023-2024 – Primeira Mulher eleita Presidenta da Câmara na história de Capão Bonito

PROFISSÃO: ASSISTENTE SOCIAL

 

COMO CONTATAR:

Facebook: https://web.facebook.com/camila.camargo.75

Instagram: @camilaccamargo.oficial

WhatsApp: 15-99750-4644

 

BIOGRAFIA

Nascida em Capão Bonito, é filha da professora Vera e do empresário Pedrinho (in memoriam), e esposa do ex-vereador Paulo Cecap.

Camila iniciou a vida profissional trabalhando por mais de 10 anos em diversas lojas da nossa cidade, entre as quais destaca a Medida Exata, Clamarroca Surf e Erva Doce, até passar a recepcionista no Hotel Baguassu. No trabalho como vendedora e gerente de loja, sempre liderou e colaborou com projetos sociais, ações e movimentos de interesse coletivo que trouxessem impactos positivos para a comunidade. Entre estes, relembra sua participação no Projovem, quando ajudou a agregar 240 adolescentes ao projeto socioeducativo. Outro projeto que destaca é o “Escola Afetiva”, criado em 2019 em parceria com o psicólogo Marcelo Arruda, na Escola Mieldazis, com o objetivo de identificar e orientar crianças e adolescentes vítimas de distúrbios psicológicos e/ ou conflitos familiares – projeto que, em 2022, foi transformado em lei municipal.

Estas iniciativas a conduziram naturalmente para a formação e atuação como assistente social, inicialmente no CRAS e no CREAR, locais onde organizou e participou de diversos projetos, inclusive alguns que alcançaram repercussão, como a Oficina do Fuxico, realizado com mães do CREAR e da Vila Aparecidinha. Atuou no serviço social por 12 anos até ser eleita vereadora em 2020, com 365 votos (já havia se candidatado antes, em 2012, recebendo 133 votos). Ainda em seu primeiro mandato, durante o biênio 2023-2024, foi Presidenta da Câmara Municipal, sendo a primeira mulher a ocupar essa posição na história de Capão Bonito. Em sua gestão administrativa da Câmara, procurou implementar melhorias e modernizações que pudessem contribuir para ampliar ainda mais a eficiência e a transparência da Casa de Leis.

Acredita que ser vereadora foi sem dúvida um de seus maiores desafios, tendo em vista as dificuldades e barreiras enfrentadas em um universo que é majoritariamente masculino. Mas, com muitas lutas, brigas, algumas derrotas e muito, mas muito trabalho, ao final dos quatro anos tem convicção que tudo valeu a pena, pois muito maior foram as conquistas, as barreiras quebradas, o crescimento pessoal e profissional e, principalmente, as benfeitorias que pode levar à população, por meio de muita luta por políticas públicas para a educação e saúde de qualidade – buscando uma cidade melhor para todos e fazer a real diferença na vida das pessoas.

Entre as causas que defende – saúde, educação, saúde mental e desenvolvimento social – dedica especial atenção à representação das necessidades das mulheres. Nesse sentido, foi autora de dois importantes Projetos de Lei: um que estabeleceu a data de 07/08 como o Dia Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher e outro que definiu o dia 18/05 como Dia Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – além de promover diversas campanhas e ações de conscientização e prevenção sobre esses temas. Além destes, destaca também a sua Indicação para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a fixação da data 19/11 como Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino e da data 10/09 como Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio em, além da instituição, em nosso município, do Programa Escola Afetiva e do Selo de Responsabilidade Social “Selo Lilás”.

Falando mais sobre empreendedorismo feminino, criou o “Jornal Rosa – Mulheres Empreendedoras”, distribuído impresso e divulgado em suas redes sociais, trazendo assuntos e informações de interesse não apenas das mulheres empreendedoras, mas também das profissionais, das donas de casa e mães atuantes em suas famílias e nas comunidades. Neste veículo de comunicação elas têm um espaço para protagonizar e contar suas próprias histórias.

Camila foi reeleita no pleito de 2024 com 1.172 votos, triplicando sua votação na eleição anterior. Neste segundo mandato, pretende continuar trabalhando com as áreas de Saúde, Saúde Mental, Desenvolvimento Social, Educação e Representação Feminina, dando ainda maior atenção a projetos e iniciativas que tragam mudanças positivas reais para a população de Capão Bonito.