Vereador reivindica abertura da Farmácia do Centro de Saúde I aos finais de semana

O vereador Neto da Farmácia (PSC) apresentou uma indicação legislativa na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 06, solicitando ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de abrir a Farmácia Municipal vinculada ao Centro de Saúde I, aos finais de semana. Segundo o vereador, a medida beneficiará moradores dos bairros mais distantes e principalmente, pacientes com renda baixa que são atendidos na Santa Casa de Misericórdia.

Neto também pretende agendar uma audiência com o prefeito Marco Citadini (PTB) e com a Secretária Municipal de Saúde, Ana Fernanda, para avaliar o impacto financeiro no quadro pessoal com relação ao pagamento de horas extras aos funcionários que possivelmente atuarão no projeto. “Nossa intenção não é onerar os cofres públicos, mas entendo que o custo benefício do projeto é de interesse público e ampliar o acesso da população a este tipo de serviço essencial para a Saúde”, comentou.

O vereador ainda explicou que os pacientes que são atendidos aos finais de semana na Santa Casa, são medicados, mas, em muitos casos, não conseguem o medicamente devido á questão financeira e por isso, iniciam o tratamento somente na segunda-feira. “ As pessoas que consultam nesses dias acabam ficando sem poder tomar o remédio, iniciando o tratamento somente na segunda-feira.  Por esse motivo, estou buscando essa solução junto ao executivo a fim de facilitar no tratamento médico da comunidade que tem o direto aos medicamentos”, explicou.

O parlamentar do PSC entende ainda que quando se trata de doença, não há como escolher data, muitas vezes, segundo ele, a população procura receber o seu medicamento, o que é feito atualmente apenas nos dias úteis e no horário comercial. “Será um grande avanço no Setor da Saúde Municipal”, finalizou. (AI)