Vereador apresenta Projeto de Lei que institui Virada Cultural em Capão Bonito

Capão Bonito acaba de ganhar mais um importante instrumento de incentivo ao fomento cultural e artístico. O vereador Romano Oliveira (PSD) apresentou um Projeto de Lei na sessão ordinária desta , última segunda-feira, dia 17, que institui a realização do evento Virada Cultural no município. A projeto foi aprovado por unanimidade no Legislativo capão-bonitense e seguirá para análise e sanção do chefe do Poder Executivo.

De acordo com o documento, a Virada Cultural propõe a realização de 24 horas ininterruptas de programação cultural em diversos pontos da cidade, proporcionando a diversidade na expressão de gêneros artísticos e culturais, a exemplo de outras cidades do Estado de São Paulo que já realizam a iniciativa.

O texto do projeto diz ainda que o evento será realizado anualmente na última semana do mês de agosto. Para o autor da lei, a ideia é aproveitar as comemorações mês do Folclore. “Vamos aproveitar as festividades voltadas ao Folclore e integrar com as demais expressões culturais para realizar o maior evento cultural e artístico da cidade”, comentou.

Romano Oliveira explica que dentro da programação do evento deverá constar apresentações de músicas, teatro, dança, comédia, stand-up, culturas populares como fandango de tamanco, tropeirismo, cinema, literatura e artes visuais. “Tenho certeza que será um evento marcante para Capão Bonito e vamos interagir e integrar todas as comunidades através da expressão cultural”, colocou.

Para o vereador, a “a ideia é promover a diversidade na expressão de gêneros artísticos e ampliar o acesso à cultura de todas classes sociais, oferecendo aos agentes fomentadores uma chance de mostrar os trabalhos”,  ressaltou.

Origem
A ideia da Virada Cultural é inspirada na Nuit Blanche (Noite Branca), de Paris. O evento foi criado pela prefeitura da capital francesa em 2002 e atrai milhares de visitantes anualmente. Durante 24 horas, a ‘cidade luz’ se transforma num polo gerador de arte e cultura clássica e popular.

Vale informar que a Virada Cultural já é reproduzida no Brasil na cidade de São Paulo, desde 2005. Atualmente acontece também em outras cidades daquele estado, bem como no Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Manaus, Brasília, Recife e várias cidade do interior e do porte de Capão Bonito. (AI)